Almaria

Edifício da CorteEdifício da Corte Edifício da CorteEdifício da Corte

Reserve Online
Scroll

Dom Manuel I

(1469 - 1521)

Era o filho mais novo do Infante Fernando, Duque de Viseu filho do rei Duarte I, e sua esposa a infanta Beatriz de Portugal, neta do rei D. João I.

D. Manuel sobe ao trono após a morte de seu primo o rei D. João II, que não tinha herdeiros legítimos e nomeia D. Manuel como seu sucessor.

Na realidade, foi o único a subir ao trono sem ser parente em primeiro grau ou descendente do antecessor.

Para a sua coroação beneficiou da morte de todos os seis pretendentes que sobre ele teriam prioridade, incluindo-se o filho do próprio Rei.

Prosseguiu as explorações portuguesas iniciadas pelos seus antecessores, o que levou à descoberta do caminho marítimo para a Índia e do Brasil, duas descobertas importantes para a expansão do império português.

No seu reinado e apesar da sua resistência inicial para cumprir as cláusulas do seu casamento com Dona Maria de Aragão, D. Manuel pede ao papa em 1515 a instalação da inquisição em Portugal, pedido esse que só veio a ser concedido no reinado seguinte, perante novo pedido de D. João III.

Com a prosperidade resultante do comércio e em particular das especiarias, D. Manuel realiza numerosas obras cujo o estilo arquitetónico ficou conhecido como o estilo Manuelino.

scroll
os nossos edificios

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok